quinta-feira, abril 3

imposturas intelectuais

O Orkut não é só cultura inútil e canal cibernético de invasão e contemplação da intimidade alheia, às vezes nos apresenta algo de interessante. A última pérola foi a comunidade Imposturas Intelectuais, homenagem ao livro homônimo dos físicos Alan Sokal e Jean Bricmont.

Impossível não ter a curiosidade despertada pela descrição da comunidade! Ainda não adquiri o livro, mas recomendo, deve ser no mínimo engraçado!

Descrição da comunidade:

"Se você não compreende de jeito nenhum textos como:


Podemos ver claramente que não há nenhuma correspondência biunívoca entre relações significantes lineares ou de arquiestrutura, dependendo do autor, e essa catálise maquínica multirreferencial e multidimensional.

Não se preocupe nem se ache um imbecil. Ninguém entende, embora alguns façam de conta. Citações como esta, do psicanalista Félix Guattari, que são nada mais que um amontoado de palavras rebuscadas, cheio de jargões científicos, pseudocientíficos e filosóficos, foram desmontadas, e seus autores desmascarados pelos físicos Alan Sokal e Jean Bricmont em seu livro Imposturas Intelectuais."

Agora que me inspirei em Guattari, deixa eu voltar pra minha Dissertação de Mestrado!

2 comentários:

Anônimo disse...

Já leu o texto original deles, razão da primeira polêmica: o Por Uma Hermenêutica da Gravidade Quântica? Publicado, elogiado, e depois desmascarado pelos autores?
É uma pérola.

abração nesse cabeção (o de cima)

cafeiina disse...

cê vê, é o tipo da coisa que é o tal negócio...